sábado, 8 de setembro de 2012

Um Oscar para Edmilson

 
Me dá um sinônimo de consciência e eu te digo: PACIÊNCIA! Me dá um sinônimo de consciência e eu te digo: PERSISTÊNCIA! Me dá um sinônimo de consciência e eu te digo: CARINHO! Outro dia me peguei pensando sobre meus adoráveis alunos da Escola Judite de Oliveira. É, às vezes eu  me pego pensando de que forma, de que jeito eu vou falar para essas crianças de olhares doces e atitudes pungentes sobre coisas profundas d'alma. Com que verso se diz CONSCIÊNCIA, com que verbo se canta essa necessidade de não se punir, de não se isentar? De que forma eu falo que é preciso aproveitar, que a vida é curta, os anos se passam velozes e o sonhos acabam virando apenas pão doce. Às vezes me sinto o Sancho Pança seguindo os desvarios de um Quixote que acredita em mudança, em jovialidade, em sinceridade-infantil, que acredita que tudo só se sonha junto. E quase sempre eu embarco nessa viagem de um Edmilson que sonha sonha sonha sonha em mudar o mundo com as próprias mãos. E cada vez mais eu acredito não ser loucura, cada vez mais eu acredito que estamos mudando muitos mundos que viviam presos em cabecinhas santas. Estamos mudando e coincidentemente um outro Edmilson me fez ver isso. Esse Edmilson tem pouco mais de dez anos, é inquieto, inconstante e tinha uma facilidade enorme de irritar a todos com sua necessidade de atenção, com sua necessidade de ser o centro, com sua necessidade de não seguir nenhuma regra, de não participar de nenhuma roda. E como eu achei esse Edmilson diferente do outro Quixote. E como desesperadamente eu esperei por uma palavra, por um verso, um conto, sei lá. Algo que dissesse com outras palavras o que é CONSCIÊNCIA. Algo que mostrasse que há algo mais lindo que isso. E eu não sei como, nem acho que fui eu. Talvez esse processo mágico que o teatro faz com nosso corpo-mente, só  sei que Edmilson tomou consciência, pegou um punhado de persistência, me deu um tanto de paciência e carinhosamente no meio da aula me disse:
- Eu mereço um oscar, porque hoje ninguém reclamou comigo.
É. Edmilson passou a sonhar no seu mundo e nos deixou muito muito mais tranquilos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário