domingo, 26 de agosto de 2012

Porque é brincadeira, mas levamos a sério


Nas aulas do Colégio Santos Dumont, alguns conceitos importantes para o trabalho teatral já estão sendo utilizados como concentração, olhar, trabalho em grupo e imaginação. Para isso, os próprios alunos já estão sentindo a necessidade de ver o nosso processo de forma laboral e não apenas como uma recreação. Tendo sempre a diversão como o principal norte eles já entendem que os nossos exercícios apesar de divertidos tem outras finalidades. Eles já perceberam – como garotos espertos que são – que em nossas aulas nosso objetivo maior é que o processo deve ser divertido, mas que há algo a mais. Isso ficou claro na fala de Sara, garota de 11 anos, que na avaliação de nossas aulas disse o seguinte: “Pode até ser brincadeira, mas não é só isso!”. Sara se referia a alguns momentos de falta de concentração da turma, mas podemos atribuir sua análise a outras finalidades. Qualquer trabalho, qualquer escolha que tomamos em nossas vidas deve ser feita pensando na nossa realização, deve ser feita de forma prazerosa e que nos traga divertimentos, assim como as nossas aulas. Se todos nós, leitores, pensássemos como Sara, tornaríamos o trabalho – sinônimo de árduo, chato, cansativo – em algo proveitoso e feliz.
Também resolvemos um problema que estava incomodando muito em nossas aulas. Como disse em posts anteriores, estávamos com dificuldade em lidar com a interferência externa, principalmente dos outros alunos da escola que na hora do intervalo se penduravam no buraco do ar condicionado para nos atrapalhar com gritos e tentando a toda sorte chamar nossa atenção. Isso além de estar comprometendo o andamento das aulas, estava gerando conflitos internos, pois, o Gabriel – nosso protetor – saía da aula para pedir aos meninos que nos deixasse em paz – mesmo eu tentando conter o Gabriel, ele sempre fazia isso. Resolvemos então permitir que os alunos entrassem para assistir a nossa aula, e incrivelmente nossos problemas foram resolvidos. Com direito até a plateia, nossa aula prosseguiu sem maiores problemas. E antecipamos a sensação de sermos assistidos, o que foi uma experiência muito importante para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário