quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Ráaaaa.... Vamos extravasar!



"E divagou feliz...

E na dor

Eu passo um giz
Arco-irisando a solidão
Na lição
Que o sol me traduz:
Viver da própria luz"
(DJAVAN, Luz)



Começamos!!!
Hoje iniciamos a turma de iniciação teatral na Escola Santos Dumont, no bairro Atalaia. Entre olhares curiosos e desconfiados conhecemos vários jovens cheios de grandes expectativas. Se tímidos no início, receosos de contar algo sobre sua vida ou sobre o que o motivaram a se inscrever na oficina, saímos da escola com um aviso:
- Vamos extravasar! - disse um deles, o mais tímido, por sinal.
E para quem achar que não estamos com os melhores, é bom se informar melhor. Para todos que nos acompanham temos uma grande novidade:  NÓS TEMOS O DJAVAN! Sim, com nome de astro da música brasileira, Djavan chegou tímido, disse que não queria participar da aula, e preferia apenas assistir. Como nenhum dos nossos companheiros são obrigados a nada, deixamos o nosso astrozinho assistir nossa aula de camarote. Entre exercícios, explicações, conversas e muita, muita risada, algo fez o Djavan mudar de ideia. No fim da aula ele procurou a oficineira Tânia Maria e perguntou se ainda dava tempo de se inscrever, o que rapidamente fizemos, pois, não é todo dia que  nos deparamos com um ídolo.
No primeiro dia chamamos a atenção para a questão da limpeza do espaço, sendo seguida da limpeza do corpo, atentando para a necessidade de purificar o nosso local de trabalho para que possamos  "ser capazes de sentir todas as direções que cercam nosso corpo.”  (OIDA, Yoshi. 2001: p.46), e purificar nosso corpo para que ele esteja inteiro no processo criativo. Outras palavras foram muito utilizadas, palavras essas que serão descobertas em conjunto como concentração, energia e  o Olhar.
O primeiro dia na Escola Santos Dumont nos fez ver que será um processo de três meses muito significativos, um verdadeiro processo de rejuvenescimento. Sejamos todos jovens, então.

Um comentário: