sábado, 4 de agosto de 2012

"Cadê o cavaco chinês?"

Hoje a tarde, as atividades na Casa Cria tiveram continuidade. Demos início a oficina de Poética dos Objetos e Manipulação dos Bonecos, contando para isso, também com a oficineira Joelma Araújo! Fomos agraciados com momentos belíssimos onde a família e o amor prevaleceram. O amor emocionou a todos já nas declarações do Seu Hildebrando  à sua verdadeira Filó (Rosana Costa) e prosseguiu na dinâmica de há um objeto em vários objetos - jogo dramático proposto pelo Bertlod Brecht  que nos serviu para exercitar a prática de dar vida a objetos inanimados. Ao transformar uma chave de fenda, um celular, um molho de chaves, uma cadeira e um cd, um aluno me deu a maior prova de amor que um homem pode fazer por sua mulher, o dito cujo pegou a chave abriu o coração da mulher e trocou pelo seu, depois se certificou de trancafiar o coração dela em seu peito. Isso tudo num simples exercício! Muita poesia para pouca tarde. Ainda trabalhamos a utilização das mãos e sua função dentro da manipulação dos bonecos. Para finalizar, a oficineira Joelma demonstrou alguns bonecos que podem ser feitos durante a oficina, foi discutido sobre as necessidades da turma e a melhor forma para que as aulas possam contemplar os anseios do mesmo. A oficina não deixou de trabalhar com o lúdico, as emoções dos participantes, numa perspectiva que vai propiciar o trabalho do manipulador, a construção dos bonecos, e a relação manipulador-bonecos. A tarde foi cheia de vida, vida vivida pelos participantes da oficina que cheios de bons sentimentos e de amor, estão ansiosíssimos para criar outra vida. O que será que nos aguarda?

 E ainda teve gente que me deixou com água na boca ao relembra do cavaco chinês - um troço que comia quando criança - e que não vende mais nas ruas de Ará. 

2 comentários:

  1. Foi uma surpresa atrás da outra essa tarde de início de curso. Minhas expectativas eram pequenas ante o que vivenciamos lá na casa cria. Percebi que muito mais que montar um boneco, terei que dar vida e sentimentos a ele. Isso é a arte de interpretar sentimentos, de criar seres que podem, apesar da frieza do material, terem a maravilha de compartilhar sentimentos. Obrigada ao grupo pela linda acolhida.

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosa oficina e lembrar do cavaco Chinês tudo de bom.
    Felicíssima em participar.
    Momento de troca, de partilha , de doação ,de pura arte e poesia.

    ResponderExcluir